Livros, Resenhas

Por que você precisa ler “O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”

A1WmQSD7xgL

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

Uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos

O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares não é só mais um livro de fantasia juvenil. A obra foi eleita uma das 100 mais importantes da literatura jovem de TODOS OS TEMPOS, e esse título não é a toa. Ransom Riggs, autor da trama (que é o primeiro volume de uma série), foi capaz de criar uma narrativa cheia de reviravoltas e peculiaridades (com perdão do trocadilho). Apesar de brincar com o sobrenatural, a obra também faz uma crítica à história, aborda o fantástico, utiliza-se de questões físicas e apresenta a relação linda de um avô com seu neto, dando asas a nossa imaginação e nos fazendo crer que tudo é possível.

Apelo visual maravilhoso

Se tem algo que me chama atenção em um livro e que é capaz de mexer com meu apetite literário é a capa.  Quando me deparei com a de O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares na livraria, confesso que senti um friozinho na barriga. Não sou fã de livros de terror  e o meu receio era de que O orfanato fosse desse gênero. Meu medo se fortaleceu quando folheei a obra e vi as imagens que a ilustravam: fotografias bizarras de Crianças Peculiares. Quando venci essa barreira preconceituosa, fui recompensada com uma experiência de leitura incrível, onde tive a chance de exercitar ainda mais a minha imaginação. É claro que o livro, por si só, é ótimo, mas as fotografias enriquecem muito o apelo visual dele.

As crianças são reais

Um ponto que martelou bastante minha cabeça durante toda a leitura foi: QUEM SÃO ESSAS CRIANÇAS??? É claro que assim que terminei o livro corri pra dar uma pesquisada. Para minha surpresa, as crianças são reais! Não foi feito um ensaio fotográfico elaborado para ilustrar o livro. Não são imagens antigas de artistas circenses. São crianças REAIS cujas fotografias sofreram erros grotescos na hora da revelação. Boa parte das imagens utilizadas em O orfanato pertencem ao autor, que desde criança passou a comprá-las em bazares e colecioná-las. O restante foi cedido por outros colecionadores. Foi justamente a paixão por essas fotos que deu a Ransom a ideia de fazer uma história. Inicialmente, Riggs quis usá-las para um livro de Halloween, mas logo mudou de ideia após conversar com seu editor.

Para todas as idades

Apesar de ser considerado infanto juvenil, O orfanato consegue ser tão rico e variado que agrada a todas as idades. Enquanto Jacob lida com sua confusão mental e descrença em si mesmo, ele embarca em busca de respostas que só encontrará ao investigar o passado de seu avô. Enquanto isso, exploramos um cenário inesperado, descobrimos vilões até então impossíveis e nos apaixonamos pelas Crianças Peculiares e seus dons extraordinários. Assim como seus personagens que estão presos no tempo, O orfanato nos faz ser crianças mais uma vez.

Adaptado para os cinemas por Tim Burton

Ao mesmo tempo em que é sombria, a história de Ransom Riggs é também bastante delicada,  e por se destacar em meio a tantas obras com plots semelhantes, acabou chamando a atenção de muita gente. Um dos fãs desse trabalho é o diretor Tim Burton, que não só teceu vários elogios ao livro, como também será o responsável por sua adaptação cinematográfica. Sim, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um dos próximos filmes de Tim Burton e seu trailer é INCRÍVEL! Aqui no Brasil o filme vai se chamar O lar das Crianças Peculiares. O elenco conta com Eva Green, Samuel L. Jackson e Asa Butterfield.

Beijos e me sigam no Instagram e no Bloglovin.

POST ANTERIOR

POSTS RELACIONADOS


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/24/11052224/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273